Livros | As Vantagens de ser Invisível - Stephen Chbosky

13:15

Oi gente o/
Hoje vou falar sobre o 3º livro que li na maratona, As Vantagens de ser Invisível.

Sinopse:Ao mesmo tempo engraçado e atordoante, As vantagens de ser invisível reúne as cartas de Charlie, um adolescente de quem pouco se sabe - a não ser pelo que ele conta nessas correspondências -, que vive entre a apatia e o entusiasmo, tateando territórios inexplorados, encurralado entre o desejo de viver a própria vida e ao mesmo tempo fugir dela.

As dificuldades do ambiente escolar, muitas vezes ameaçador, as descobertas dos primeiros encontros amorosos, os dramas familiares, as festas alucinantes e a eterna vontade de se sentir “infinito” ao lado dos amigos são temas que enchem de alegria e angústia a cabeça do protagonista em fase de amadurecimento. Stephen Chbosky capta com emoção esse vaivém dos sentidos e dos sentimentos e constrói uma narrativa vigorosa costurada pelas cartas de Charlie endereçadas a um amigo que não se sabe se real ou imaginário.

A primeira vez que li o livro foi no ano passado nas férias de julho, principalmente porque eu  estava vendo muitos quotes no tumblr, li bem rápido e não achei nada demais. Agora reli novamente não achei maravilhoso, mas gostei mais do que li, é complicado falar muito do livro, mas nele estão todos os estereótipos da vida de um adolescente americano, só que tem como principal aquele "nerd" problemático e que ele faz amizades com pessoas um pouco mais populares, só que populares no seu "nicho", é o carinha que zoa na aula e afins.

É claro que você acaba se identificando com algumas coisas, até porque você também é adolescente (para alguns já foi adolescente) e trata de amizade na adolescência e todas as suas complicações, como bullying, solidão, assédio e descobrir quem você é. 

Mas para mim chegaria a ser exagero dizer que é o melhor livro que já li, pois é um livro que pode te tocar dependendo do que você está passando, não é um livro de "sentimento universal" que não importa como está sua vida ele vai te tocar (apesar que isso pode acontecer com alguns, mas não comigo).


A música que escolhi foi Seen It All, do Jake Bugg
O Jake Bugg e a música me lembram muito do Charlie e da época que se passa a história.

O próximo livro que vou ler é O médico e o Monstro (o menor dos cinco), eu creio que não terminei de ler os cinco livros da maratona pois estou lendo junto 3 livros exigidos pelo vestibular da fuvest e unicamp, e a biblioteca tem um prazo, por isso em geral os livros escolhidos são um pouco finos, a propósito, Capitães da Areia é um livro ótimo :D

Leia também

0 comentários

Obrigada por comentar!
Críticas e sugestões são bem vindas!
Por favor deixe o link do seu blog nos comentários, sempre buscarei retribuir.

Leituras

Facebook

#Recomendo: Séries

Subscribe