Filmes

Livros

Séries

Livros | O Guia do Mochileiro das Galáxias - Douglas Adams

by - 11.5.15


Livros | O Guia do Mochileiro das Galáxias - Douglas Adams
O Guia do Mochileiro das Galáxias, livro #1
Autor: Douglas Adams
Editora: Arqueiro
Páginas: 204
Avaliação: ★★★★
Sinopse: Considerado um dos maiores clássicos da literatura de ficção científica, O guia do mochileiro das galáxias vem encantando gerações de leitores ao redor do mundo com seu humor afiado. Este é o primeiro título da famosa série escrita por Douglas Adams, que conta as aventuras espaciais do inglês Arthur Dent e de seu amigo Ford Prefect.
A dupla escapa da destruição da Terra pegando carona numa nave alienígena, graças aos conhecimentos de Prefect, um E.T. que vivia disfarçado de ator desempregado enquanto fazia pesquisa de campo para a nova edição do Guia do mochileiro das galáxias, o melhor guia de viagens interplanetário.
Mestre da sátira, Douglas Adams cria personagens inesquecíveis e situações mirabolantes para debochar da burocracia, dos políticos, da "alta cultura" e de diversas instituições atuais. Seu livro, que trata em última instância da busca do sentido da vida, não só diverte como também faz pensar.
  
Ano passado larguei  O Guia do Mochileiro das Galáxias pois tinha perdido a página que eu estava e a leitura estava meio maçante, mas que burrice a minha, pois agora com a leitura finalizada percebi que não faltava tanto assim para terminar. A leitura dele faz parte da minha meta de clássicos ou meio-clássicos da literatura (também chamada de preparação para ler as 700 páginas de Os Três Mosqueteiros). Hoje faz 14 anos que o autor da obra, Douglas Adams faleceu, e esse cara um tanto preguiçoso na escrita deixou uma obra que fez história e é cheia de sarcasmos.

Conhecemos Arthur Dent um cara bem comum que tinha acordado pensando que aquele seria mais um dia comum, mas era simplesmente o dia que iam demolir a sua casa para fazer um desvio, quase sem aviso prévio e o dia que iriam destruir a Terra para fazer um desvio (sim sem avisos também), mas é aí que surge um antigo conhecimento, o Ford Prefect, que entende muito de persuasão que o salva de todas essas destruições passando informações aos montes para o Arthur (na base da bebida para se virar melhor).

Ford Prefect é um Mochileiro que carrega consigo O Guia do Mochileiro das Galáxias, que é bem parecido com o Kindle atual, em que há informações de toda a galáxia feita por mochileiros, só que não é lá muito bem organizado nem atualizado, enxergaram uma analogia a Wikipedia? Mas é claro que um mochileiro tem seus lemas e algo que não pode faltar na mochila:
O Guia do Mochileiro das Galáxias - Douglas Adams
"Não entre em pânico e leve uma toalha"
E sim, a explicação de levar uma toalha faz sentido e ainda bem que sempre tenho uma na mochila. Os dois conseguem ser salvos da destruição graças a uma raça servente muito gente boa, o problema é quando quem eles servem descobre que tem gente de carona na nave: expulsão de Arthur e Ford na hora, mas devido a uma probabilidade quase impossível que mais parecia um número de telefone de um conhecido de Arthur eles vão parar na nave mais incrível do universo, a Coração de Ouro, com o presidente da Galáxia e uma terráquea a bordo.

Aí que o lado incrível da galáxia se revela, a narração do livro é um tanto diferenciada, há uma pausa, apresenta o local, personagem ou definição de algo, volta ao normal a narrativa e aí somos introduzidos de volta ao que está ocorrendo já bem informados. O sarcasmo em relação a tudo supera e muito, o que pode ser cansativo durante a leitura.

Siga nas redes sociais!
Facebook 📖 Instagram 📖 Twitter 📖  Pinterest 📖 Skoob


Confira também:

2 Comentários

  1. Oi, Giovana!
    Essa é a segunda resenha que leio sobre esse livro hoje e as opiniões foram relativamente parecidas: a leitura é um pouco cansativa, mas o humor inteligente supera isso. Tenho muita curiosidade de ler a série.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiê!
      Acho que essa questão do livro é meio universal, devido a isso tô criando coragem para ler o resto!

      Excluir

♦ Muito obrigada por comentar, críticas e sugestões são sempre bem vindas!
♦ Dependendo da dúvida fique à vontade para mandar um e-mail (deiumjeito@gmail.com).
♦ Por favor deixe o link do seu blog nos comentários, que em breve retornarei a visita.

Professional Reader Professional Reader