Filmes

Livros

Séries

Livros | Belgravia - Julian Fellowes

by - 25.8.16


Uma história de segredos e escândalos na Londres dos anos 1840.
Autor: Julian Fellowes
Editora: Intrínseca
Páginas: 432
Avaliação: ★★★★
Compre em: Amazon
Sinopse: Uma nova saga histórica, fascinante e irresistível, repleta de segredos e escândalos
Ambientada nos anos 1840, quando os altos escalões da sociedade londrina começam a conviver com a classe industrial emergente, e com um riquíssimo rol de personagens, a saga de Belgravia tem início na véspera da Batalha de Waterloo, em junho de 1815, no lendário baile oferecido em Bruxelas pela duquesa de Richmond em homenagem ao duque de Wellington.
Pouco antes de uma da manhã, os convidados são surpreendidos pela notícia de que Napoleão invadiu o país. O duque de Wellington precisa partir imediatamente com suas tropas. Muitos morrerão no campo de batalha ainda vestidos com os uniformes de gala.
No baile estão James e Anne Trenchard, um casal que fez fortuna com o comércio. Sua bela filha, Sophia, encanta os olhos de Edmund Bellasis, o herdeiro de uma das famílias mais proeminentes da Bretanha. Um único acontecimento nessa noite afetará drasticamente a vida de todos os envolvidos. Passados vinte e cinco anos, quando as duas famílias estão instaladas no recente bairro de Belgravia, as consequências daquele terrível episódio ainda são marcantes, e ficarão cada vez mais enredadas na intrincada teia de fofocas e intrigas que fervilham no interior das mansões da Belgrave Square.

A família de James Trenchard foi surpreendentemente convidada ao baile da duquesa de Richmond, o que deveria ser uma noite de esbanjar suas posições sociais se tornou um marco de uma situação nem tão agradável: no fim da noite chegou a notícia de que Napoleão tinha invadido o país, os soldados tinham que partir imediatamente para a batalha com suas roupas elegantes, e nem todos voltaram.

Nessa noite ocorreu uma reviravolta na vida da filha mais velha dos Trenchard, junto com a nascimento de um segredo de família envolvendo eles e os Brockenhurst, este segredo que ficou intocado por 25 anos, que é quando a história se desenrola, em 1840, em que muitos chás da tarde com pessoas que estiveram no baile sempre envolvem o tópico desse dia em Waterloo.
Olá, a senhora gostaria de uma xícara de chá, com uma colher de açúcar e duas de intriga familiar?
Belgravia começou com a ideia de um folhetim semanal, em que cada semana você podia comprar pela internet um capítulo da obra, com essa ideia fica bem nítido que a história tem seus arcos que vão fechando e abrindo novos até chegar ao seu fim, sendo que o plot geral do capítulo está no título dos capítulos. Por conta de ter esse estilo e os capítulos serem grandes, você pode muito bem ler um capítulo por vez, como se estivesse vendo uma série de tv.

Julian Fellowes é o criador de Downton Abbey e já peguei para ler já sentindo uma imponência, gostei bastante da escrita do autor, que respira uma história de época, você pode pegar qualquer parágrafo que vai encontrar uma palavra, pronome de tratamento ou situação que lembre a época tratada.

Sobre os personagens um ponto que me incomodou foi o fato de alguns terem ideias bem superficiais, que cabeça de vento seria um elogio para pessoa, mas os centrais e poucos secundários têm sua bagagem de vida e personalidade interessante, que conseguem demarcar onde se passam, principalmente se tratando da Lady Maria Grey e a Sra. Anne Trenchard.

As intrigas que envolvem o segredo das duas famílias conseguiu ter um efeito em cascata, que atingiu as duas famílias completamente, incluindo os empregados, cada um de forma diferente e envolvendo interesses diferentes. Uma coisa que é interessante de se ver é a ascensão da família Trenchard na sociedade, que veio com a necessidade do mundo de coisas novas, como no caso, a inovação de técnicas construtivas e a necessidade de pessoas bem informadas no assunto, algo que pode encontrar paralelos no dia de hoje.

A edição de Belgravia é bem bonita na capa com esses detalhes dourados, que por conta desse casarão já me deixou querendo ver uma possível adaptação em minissérie nos mesmos moldes de Downton Abbey e War and Peace, e internamente no geral a edição é simples e sem erros de revisão.


Confira também:

2 Comentários

  1. Estou louca para ler esse livro! Eu amo romances de época e esse entrou na minha lista assim que lançou. Adorei a resenha e me deixou ainda mais ansiosa para ler. Essa xícara só é dada para os parceiros??
    Beijos
    no-universo-dos-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir

♦ Muito obrigada por comentar, críticas e sugestões são sempre bem vindas!
♦ Dependendo da dúvida fique à vontade para mandar um e-mail (deiumjeito@gmail.com).
♦ Por favor deixe o link do seu blog nos comentários, que em breve retornarei a visita.

Professional Reader Professional Reader