Filmes

Livros

Séries

[Comentando] Trilogia Divergente

by - 7.11.14

[Comentando] Trilogia Divergente
Oi gente, a coluna Comentando voltou \o/ Eu tenho um certo carinho pela Trilogia Divergente, escrito pela Veronica Roth, são livros um tanto quanto grandes, mais que 500 páginas cada, mas é uma leitura tranquila e devorável!


Sinopse: Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em cinco facções Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto.
A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é.
E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive.



Sinopse: Na Chicago futurista criada por Veronica Roth em Divergente, as facções estão desmoronando. E Beatrice Prior tem que arcar com as consequências de suas escolhas. Em Insurgente, a jovem Tris tenta salvar aqueles que ama - e a própria vida – enquanto lida com questões como mágoa e perdão, identidade e lealdade, política e amor.












Sinopse: A sociedade baseada em facções, na qual Tris Prior acreditara um dia, desmoronou – destruída pela violência e por disputas de poder, marcada pela perda e pela traição. No poderoso desfecho da trilogia Divergente, de Veronica Roth, a jovem será posta diante de novos desafios e mais uma vez obrigada a fazer escolhas que exigem coragem, fidelidade, sacrifício e amor. Livro mais vendido pela Amazon no segmento infantojuvenil em 2013, Convergente chega ao Brasil em meio à expectativa pela estreia de Divergente nos cinemas, em abril. A série segue no topo na lista de bestsellers do The New York Times.







Por mais que seja a série considerada: "Não sobrou mais gente", você se apaixona pelos personagens e pelo mundo que vivem, por mais que ele morra no capítulo seguinte. Enfim, primeiro um aviso para os comparadores de plantão, é uma distopia com o foco na distopia, diferente de A Seleção, "Ahh então é cópia de Jogos Vorazes!" Não, não é, a única comparação possível para Divergente é as facções com as casas de Hogwarts, sim, Veronica Roth é uma grande fã de Harry Potter, e o esquema de facção lembra a escolha das casas em Hogwarts, tem uma escolha de acordo com sua mente e uma cerimônia com cada um indo para seu devido local. 



Na sua escolha, Tris muda drasticamente de facção, da Abnegação os altruístas, para a Audácia os corajosos, aqueles que querem morrer nas horas vagas, porque pular de um trem em movimento é bem seguro né gente? Ou seja, no primeiro livro somos apresentados aos personagens, às facções Abnegação e Audácia, com um breve deslumbre da Erudição. 


No segundo livro, conhecemos a Amizade e a Franqueza e os sem-facções (aqueles que não aguentam a pressão de viver sobre o "regime" de uma facção). No terceiro temos a resposta de tudo que queria (pelo menos para mim) e a verdade de algo existente além das facções. Temos muita ação nos três livros a qualquer hora, tanto que o segundo filme baseado nos livros será em 3D só para todos sentirem mais isso.

Tentei não transparecer nenhum spoiler, pois o mundo dos fansites acabaram com a trilogia jogando spoilers aos montes. A leitura é recomendável! Não é nada cansativa! Tem um quarto livro chamado Quatro, que é sobre o Quatro (avá) instrutor da audácia que teve um passado marcante, uma parte é revelada em Convergente. Depois do filme lançaram o Guia da Iniciação, em que conta a iniciação das outras facções entre outras coisas.
Compre em: Submarino
Avaliação geral da Trilogia: ✫✫✫✫✫

Confira também:

4 Comentários

  1. Gente eu sou a unica pessoa no mundo que não leu essa série, só pode (hauhsuahs)! Brincadeiras a parte, eu vi o filme, e fiquei meio desempolgada para ler o livro, mas minha amiga está me encorajando a não fazer isso, pois segundo ela e você os livros são devoráveis. Adorei o post, e fiquei meio assim com o não sobrou mais gente, porém vou ler sim!!

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só acho que você deve confiar na sua amiga :D
      O "não sobrou mais gente" significa que é uma real distopia, muitas mortes.
      Filmes e seu modo de influenciar :/

      xoxo

      Excluir
  2. Eu tenho os três livros de Divergente, devorei os dois primeiros mas o terceiro não curti muito e abandonei a leitura. Até hoje não concluí mas pretendo algum dia. Minha relação com os filmes é de amor e ódio haha, assisti todos na pré-estréia, era fanzão mesmo kk' mas se eu lesse pela primeira vez hoje não sei se curtiria hm...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por causa do final de Convergente e do desleixo com os filmes eu nem assisti a adaptação de Insurgente e Convergente!

      Excluir

♦ Muito obrigada por comentar, críticas e sugestões são sempre bem vindas!
♦ Dependendo da dúvida fique à vontade para mandar um e-mail (deiumjeito@gmail.com).
♦ Por favor deixe o link do seu blog nos comentários, que em breve retornarei a visita.

Professional Reader Professional Reader