Filmes

Livros

Séries

#SemanaDoRock: Anos 60

by - 13.7.15

Hoje é o Dia Mundial do Rock e resolvi trazer um especial do gênero essa semana no blog, cada dia uma década, começando na de 60 indo até os anos 2000. Os posts terão umas breves curiosidades e playlists para passar o resto dia ouvindo clássicos!

O Rock se desenvolveu durante a década de 50. Suas raízes se encontram no rock and roll e no rockabilly que emergiram e se definiram nos Estados Unidos no final dos anos quarenta e início dos cinquenta,evoluíram do blues, da música country e do rhythm and blues. Outras influências musicais sobre o rock ainda incluem o folk, o jazz e a música clássica.

A década de 60 começou com prosperidade exalando no ar, junto com um cheiro forte de gel nos cabelos, pois um certo cara que rebola melhor que você bêbado(a), de nome Elvis Presley estava no auge, daí a juventude da época foi se libertar nos estilos de se vestir, os caras no blusão de couro, topete e jeans em suas lambretas, enquanto as moças estavam começando a se esquecer das saias rodadas.


Marlon Brando, um dos sexy simbols da década!

Aqui no Brasil nessa década a Jovem Guarda e Tropicália dominavam as revoluções musicais, mas chegou o Golpe de 64 e as manifestações artistas foram para o buraco! Mas lá fora a liberdade de expressão estava a toda! Os Beatles, junto com os Rolling Stones, The Who comandaram a Invasão Britânica, termo usado pela mídia para descrever a crescente de artistas britânicos, agradeçam a eles, se você tem uma crush por britânicos, sejam músicos, atores e afins. E aqui vai um breve texto com minhas experiências e opiniões sobre os Beatles!
Mas talvez o marco da década sejam esses quatro carinhas de Liverpool, que influenciaram muito o estilo da época, com seus cabelos mais compridos e uma vibe de boyband, pois a mulherada ia atrás dos caras no modo fangirl e os caras simplesmente aproveitavam as músicas de letras mais românticas, porque nas letras basicamente tudo o que necessitamos é amor e segurar a sua mão.

Uma pergunta é pertinente, e se os Beatles não tivessem acabado? Principalmente por culpa da Yoko Ono. Eu creio que antes de pensar nessa pergunta deveria analisar outros pontos, séries que rendem vários anos não tem a mesma qualidade de quando começou, imagine os Beatles acabando por volta de 1985 e a crítica caindo loucamente para cima, pois se tivesse acabado antes eles não teriam passado vergonha pela qualidade no som e nem uma referência seriam.

Já assisti um filme dos caras, que mostra um suposto encontro do John Lennon com o Paul McCartney nem muito tempo depois da separação da banda e que dá para perceber muito bem o desgaste de ambos, para eles poderem fazer shows mantendo o ritmo alucinante só na base das drogas, e imagine você escrever várias músicas em parceria e outras só de própria autoria, daí chega no bar pedem para você cantar logo a que não escreveu?

Considero importante tratar os artistas em geral como humanos, um dia eles estarão p* da vida e vão xingar qualquer um que estiver a sua frente, mas mesmo assim eles serão aqueles gênios que talvez embale a trilha sonora de momentos importantes da sua vida.
   
Sabe esse pessoal trouxa que é fã da Marvel ou DC e fica desmerecendo a outra? Enquanto poderia curtir o que tem de bom de ambas? Tinha a mesma rivalidade entre Rolling Stones e Beatles! Imagine não gostar de Satisfaction ou Twist and Shout por mimimi?

No ano de 1969 teve o festival de Woodstock, com apresentações de Jimi Hendrix, Creedence Clearwater, The Who e vários outros. Mas bora para a playlist!
Não vou nomear todas as músicas, mas as primeiras da lista foram na década de 60 as primeiras da rádios! E logo após vem Elvis Presley, The Beatles e The Rolling Stones, espero que gostem, ou dancem ao som de Jailhouse Rock!

Espero que tenham curtido a postagem e amanhã vem a década de 70!

Confira também:

10 Comentários

  1. Ainn eu amo "Sugar, Sugar", ela é tão fofinha!
    Aliás, está passando no canal Viva da tv a cabo a reprise de uma novela que toca a música na abertura!
    Já vi que vou amar esta retrospectiva!
    Beijinhos!
    www.wonderbooksdaalice.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem sabia disso! Mas no meu caso as favoritas são do Elvis e Beatles *--*

      Excluir
  2. Não gosto muito do gênero, mas acabo acompanhando.
    Meu namorado ama The Beatles!
    www.iamcamilakellen.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. O estilo de rock desse tempo era tão gostosinho de ouvir. :)
    http://corujasemasas.blogspot.com.br/
    Beijos! <3

    ResponderExcluir
  4. adorei o post! sou bem eclética, então tem algumas musicas que curto sim :)

    www.blogamorarosa.com

    ResponderExcluir
  5. Gostamos do post!! Gostamos de algumas bandas do gênero, essa música Sugar, sugar é muito fofa e o que falar do Elvis Presley, amamos!!

    beijos

    http://www.onlyinspirations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

♦ Muito obrigada por comentar, críticas e sugestões são sempre bem vindas!
♦ Dependendo da dúvida fique à vontade para mandar um e-mail (deiumjeito@gmail.com).
♦ Por favor deixe o link do seu blog nos comentários, que em breve retornarei a visita.

Professional Reader Professional Reader