Filmes

Livros

Séries

[Review] The Long Way To a Small, Angry Planet - Becky Chambers

by - 14.5.18


Wayfarers, livro #1
Autora: Becky Chambers
Editora: Hodder & Stoughton
Páginas: 519
Avaliação: ★★★★
Compre em: Amazon
Sinopse da versão Brasileira (Álamo): O livro de Becky Chambers é um marco recente no universo da ficção científica. Lançado originalmente através de financiamento coletivo pela plataforma Kickstarter, ele conquistou a crítica especializada e os ainda mais exigentes fãs do gênero, sendo indicado para prêmios respeitados, como o Arthur C. Clarke Award e o Hugo Award. 
Um dos motivos do sucesso de A Longa Viagem a um Pequeno Planeta Hostil é a abordagem da história. Elementos essenciais em qualquer narrativa sci-fi estão muito bem representados, como a precisão científica e suas possíveis implicações políticas. O gatilho principal é a construção de um túnel espacial que permitirá ao pequeno planeta do título participar de uma aliança galáctica. 
Mas o que realmente torna único esse romance on the road futurístico e muito divertido são seus personagens. Instigantes, complexos, tridimensionais. A autora optou por contar a história de gente como a gente — ainda que nem todos sejam terráqueos, ou mesmo humanos. A tripulação da nave espacial Andarilha é composta por indivíduos de planetas, espécies e gêneros diferentes, incluindo uma piloto reptiliana, uma estagiária nascida nas colônias de Marte e um médico de gênero fluido, que transita entre o masculino e o feminino ao longo da vida. Temas como amizade, racismo, poliamor, força feminina e novos conceitos de família fazem parte do universo do livro, assim como cada vez mais fazem parte do nosso mundo.

Já que o livro é terrível para fazer um resumo sem spoilers, vai ter só a sinopse mesmo, que não revela muito.

O diferencial do livro é focar na tripulação ao invés da treta, coisa que é sugerida quando você pensa na tradução do título do livro "A longa jornada...", mesmo sendo fantástico conhecer uma história espacial com foco nos personagens, fiquei sentindo falta de um capricho a mais nas tretas.

É um livro meio chato/puxado para se ler em inglês, não sei se é por conta das palavras doidas indicando comidas e outras coisinhas, ou se eu não tenho tanto o costume de ler ficção científica, no geral não é um livro que eu indicaria para quem está começando a ler em inglês, mas já que é um livro já traduzido estou liberada para indicar para todo mundo!

A tripulação é doida, todos são uns nenês, inclusive o Ohan e o Corbin, que são os nenês quem és tu e o mr antipatia. Sissix não é humana (é tipo a reptiliana de Doctor Who) e é capaz que tenha o background mais rico do livro, por ser de uma espécie mega diferente nos costumes, Kizzy é o maior nenê do bonde, inclusive eu sempre a lia com uma voz mental bem aguda (porém adorável, espero), Rosemary é a nerdona com uma coragem do tamanho do mundo e uma experiência do tamanho de uma pulga, Lovey é a adorável AI da Wayfarer, Jenks merece um abraço, Ashby é o patrão gente fina, Dr. Chef é o que nome indica: deixa as "crias" saudáveis (doutor) e bem alimentadas (chef).

The long way to a nome grande de livro me fez finalmente entender um pouco melhor o uso dos novos (?) pronomes de gênero, usou bem a variedade das espécies pela galáxia caprichando muito bem nos seus costumes, desde um aperto de mão, uma conversa com as mãos, até o que diabos pode ser uma Família de Penas, mas conseguindo ter vários personagens carismáticos por metro quadrado, inclusive o mundo precisa conhecer essa série para eu pelo menos conseguir ver uma fanart massa da Pei.

Confira também:

0 Comentários

♦ Muito obrigada por comentar, críticas e sugestões são sempre bem vindas!
♦ Dependendo da dúvida fique à vontade para mandar um e-mail (deiumjeito@gmail.com).
♦ Por favor deixe o link do seu blog nos comentários, que em breve retornarei a visita.

Professional Reader Professional Reader